Ubuntu na palma da mão?

Ubuntu na palma da mão?

Pois é, parece que a novidade, com lançamento previsto para 2014, agora é oficial. Seria bem interessante contar com a distribuição Linux mais popular para desktops e note books na palma das mãos. Mais interessante ainda com a possibilidade de integração total entre o seu smartfone, seu tablet e seu PC, contando com um único sistema. O melhor de tudo é se esta novidade mantiver as mesmas licenças do Ubuntu tradicional, isto é, ser totalmente livre. Bem, vamos aguardar. Mas fica aqui a esperança de contar com sistemas livres também nos dispositivos móveis.

Fique om matéria sobre o tema.

Linux Ubuntu poderá chegar a smartphones e tablets em 2014

Rumores do Ubuntu em tablets é o que não falta, e essa façanha já foi realizada em vias não-oficiais, mas agora os rumores começam a se aproximar da realidade, já que Mark Shuttleworth (fundador da Canonical) resolveu lançar um desafio durante a Ubuntu Developer Summit (uma feira para desenvolvedores Linux), e este desafio seria nada mais do que um incentivo para os desenvolvedores trabalharem com algo que vá além da tradicional interface do PC.

Entretanto, apesar do desafio ser lançado este ano, vai demorar um pouco para encontrarmos o Ubuntu Linux rodando em um tablet (pelo menos de forma oficial), pois Mark Shuttleworth afirmou que ainda estará mantendo seu foco no desenvolvimento para PCs, mas espera-se que até 2014 já podemos encontrar o Ubuntu em outros dispositivos, como smartphones, tablets e até mesmo em carros e smart TVs.

Realmente é uma boa novidade – principalmente para os entusiastas do sistema operacional do pinguim. Agora só nos resta aguardar para que os desenvolvedores criem novos protótipos – principalmente em tablets.

Qualquer novidade, estaremos de olho.