4 ferramentas para criar vídeos educativos

Não é preciso ser um talento no mundo da edição de vídeo para poder criar material interessante do ponto de vista acadêmico. Coletar textos, fotos e vídeos para fazer um “documentário” sobre qualquer tema é algo que pode ajudar bastante a absorver conhecimento, motivando os alunos cansados do processador de textos e oss copy&paste de wikipédia.

Aqui deixamos 4 aplicativos que podem ser usados para criar e compartilhar vídeos educativos:

Pixorial

pixorial

Um editor online de vídeos que lançou há poucas semanas uma nova e melhorada versão. Com pixorial podemos enviar arquivos multimídia desde nosso computador ou importá-los das redes sociais e perfis de serviços web, permitindo ordená-los, adicionar transições e exportar o resultado de forma simples.

Do ponto de vista educacional, é bastante interessante já que, por um lado, podemos criar trabalhos acadêmicos sobre um mesmo tema juntando tanto fotos como vídeos encontrados na internet, e por outro tem um plano especialmente desenhado para educadores que permite obter espaço gratuito para estudantes e preços especiais (com um ano inicial gratuito) para professores. Pode obter mais informação em pixorial.com/educators/

PowToon

animaciones

Para fazer animações sem necessidade de ter conhecimentos técnicos. A opção para o mundo educativo se encontra em powtoon.com/edu-home/, onde incentivam a usar a ferramenta para fazer apresentações, tratando a powtoon como uma alternativa a powerpoint, prezy e similares.

WeVideo

wevideo

Famoso editor online que temos comentado em várias ocasiões, permitindo adiconar fotos, textos, vídeos e efeitos especiais para poder criar vídeos de todo tipo.

Wevideo também inclui opções especiais para seu uso dentro da sala de aula, como podemos ver em wevideo.com/schools. opções que permitem o trabalho colaborativo (ideal para trabalhos em grupo sobre o mesmo vídeo).

teachem

teachem

Uma plataforma criada para permitir criar cursos usando vídeos já existentes. A ideia neste caso não é criar vídes e sim organizar em lições os já existentes na Internet, ajudando assim a agrupar o conteúdo criado com outras plataformas.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com


Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS