Agora ficou mais fácil filtrar fotos por licença no Google

O buscador de imagens do Google tem a possibilidade de filtrar segundo o tipo de licença de cada fotografíia, algo que pode ser feito na seção de “Busca avançada”. É um filtro bastante oculto para a maioria das pessoas, muitas das quais pensam que qualquer imagem obtida na busca do Google pode ser usada de forma livre em qualquer projeto (algo completamente falso).

De fato, esse filtro não é perfeito, já que a única coisa que faz é filtrar as fotografias encontradas na Internet segundo a licença indicada no site em que se encontram, o que não significa que a fotografia em questão possa ser utilizada. Se uma pessoa obtém uma foto protegida por direitos autorais e a publica sem permissão em seu site indicando que é Creative Commons ou de domínio público, estará enganando o Google, buscador que mostrará esta imagem como livre, quando não é. Esse é o motivo pelo qual é importante usar buscadores de imagens a partir de imagens para identificar a origem das fotos encontradas e saber assim, quem é seu autor, o que ajudará a determinar licença adequada e/ou obter a permissão necessária para sua republicação.

Mesmo com os problemas do filtro de licenças das fotos de Google Image, é importante saber que ele existe, motivo pelo qual Matt Cutts, do Google, acaba de anunciar via Twitter que este filtro ganhará agora mais visibilidade, estando disponível na barra principal de busca, tal como pode ver na imagem:

licencias

Esta funcionalidade já está disponível no buscador images.google.com. Aparece uma nova opção “Direitos de Uso” , ao clicar em “Ferramentas de busca” depois de realizar uma consulta.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com


Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS