Faça pesquisas anônimas

ddgOs buscadores talvez sejam a porta de entrada para a maioria das pessoas quando acessam a WEB. Esses mecanismos são as páginas iniciais da maioria dos navegadores.

O uso da WEB não seria o mesmo sem eles. Não é sem razão que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo tenha tido num buscador seu primeiro e principal produto.

Existem algumas opções proprietárias ao tão famoso Google, que deteve por algum tempo quase que o monopólio do setor, sendo precedido por outros buscadores proprietários como o Yahoo e o Cadê. Mas todos eles têm um problema: rastreiam todas as suas buscas.

Para quem não visualiza o problema disso, repare que em cada dispositivo diferente é mostrada uma lista diferente de opções para a mesma pesquisa. Isso é feito pelo algoritmo desses buscadores mas, principalmente, pelo recolhimento de informações de sua navegação. A desculpe deles é que com isso mostrariam as páginas que seriam de maior interesse para o usuário daquele dispositivo. Mas, na verdade, o que eles estão fazendo é recolhendo seus dados para, na melhor das hipóteses, vender suas informações na forma de publicidade. Coisas piores podem acontecer, como a disponibilização de seus dados para programas de espionagem massiva.

Mas existem opções livres a esses buscadores que permitem fazer buscas anônimas na Rede.

Uma delas é o DuckDuckGo, um mecanismo de buscas anônimas que conta com complementos para os principais navegadores e outras funcionalidades. O principal atrativo do DuckDuckGo é não rastrear suas buscas e permitir pesquisas em sites específicos como a Wikipedia, bastando para isso que antes do termo a ser pesquisado você adicione “!w”, para pesquisa específica neste site. Há uma lista enorme de possibilidades de pesquisas diretas, bastando que se coloque o nome do site a ser buscado precedido de um ponto de exclamação.

O site conta com vários outros serviços, todos objetivando a privacidade e o anonimato.

Vale dar uma verificada e tornar o “Pato” seu buscador padrão.