Eles querem até a alma dos seus dados

O Facebook é, definitivamente, uma rede invasiva.

Já corre esta informação pela rede há algum tempo, mas ontem tive a confirmação real de que o Facebook está pedindo o envio de cópias de documentos oficiais para desbloquear contas na ferramenta.

Captura de tela 2014-03-05 às 13.46.54

Já chegaram a alegar que este pedido era um erro do sistema ou coisas do tipo, mas agora está provado para mim que a rede do Zuck está cada vez mais determinada em acabar com nossa privacidade e, com isso, ganhar mais dinheiro.

O motivo alegado para que você entregue para eles todos os seus dados é sempre o mesmo: segurança. Só que, na verdade, o que se quer é ter uma base de usuários ainda mais qualificada para que se possa vender mais caro as informações recolhidas dos usuários. Usuários “reais” custam mais caro. E é disso que se trata.

Captura de tela 2014-03-05 às 12.36.41

De minha parte já há uma decisão: se bloquearem minha conta e me pedirem o envio de cópia de documento de identificação ela, a conta, continuará bloqueada. Será o fim da entrega das minhas informações para esta ferramenta que eu só não deixo de uma vez por questões profissionais.

Mas, e a solução para tamanha invasão de privacidade? Fugir para as montanhas?

Não, calma. A Internet é sim uma rede de controle e com as novas tecnologias a sua privacidade está sim ameaçada por Estados e corporações. Mas existem formas de minimizar este controle, como o uso de ferramentas livres e que privilegiem a privacidade e a adoção de medidas legais que favoreçam e assegurem isto.

No caso das redes sociais existem opções. Estas opções são livres, algumas são descentralizadas (isto é muito importante para diminuir o controle) e bastante semelhantes às redes comerciais que existem por aí.

Aqui vou falar de uma opção em particular: a Diaspora*.

Diaspora* é um projeto de ferramenta de rede social livre, com código aberto, descentralizada e totalmente gratuita. Ele privilegia a privacidade, principalmente por ser descentralizado e por todas as informações trocadas entre os servidores da rede serem criptografadas.

Como uma rede descentralizada, você pode acessa-la de vários servidores, até mesmo de um servidor mantido por você. Você terá acesso e poderá compartilhar suas informações com qualquer usuário que quiser mesmo que ele esteja em outro pod (servidor).

Existe uma lista de pods em que você pode se inscrever aqui. E existem projetos com gostinho brasileiro (pods nacionais) aqui
, aqui e aqui.

Basta se inscrever em algum desses pods e começar a compartilhar pela rede.

Depois de feito o cadastro, você também pode usar um aplicativo para dispositivos móveis Android que pode ser baixado neste link ou lendo o QR Code abaixo.

diaspora